Reflexões

 

15/12/2011

   Ao longo do primeiro periodo temos desenvolvido capacidades e técnicas que até agora nao tinham sido aplicadas por mim neste sentido. O facto de produzirmos cerca de 98% dos trabalhos em formato electronico facilita e muito o nosso desempenho. Tem sido uma experiencia gratificante, e bastante recompensadora. Este metodo de trabalho e o desenvolvimento deste portfolio ajudaram-me a conhecer novas técnicas, e novas vertentes do ensino. Penso que a continuar assim no final do ano teremos um saldo bastante positivo.

 

19/01/2012

Com o inicio do segundo periodo iniciou-se também um novo tema!

  Mais uma vez o objectivo não é decorar aquilo que nos poem á frente mas sim elaborar um trabalho em que possamos transmitir a toda a turma aquilo que nós pesquisámos e acima de tudo aprendemos. O tema escolhido por mim foi Historia da Terra e durante a elaboração deste trabalho vou tentar explorar as teorias e as descobertas ao longo do tempo, que nos ajudaram a perceber o inicio do nosso planeta e a sua formação, fazendo uma ponte até aos dias de hoje.

 

23/02/2012

 

  Hoje tivemos um desafio imposto pela professora da nossa disciplina, que era pegar em questões que tinham anteriormente vindo numa diade que fizemos a pares. A primeira questão era comentar uma celebre frase citada por James Hutton, considerado por muitos o pai da geologia, e a frase era a seguinte:

"O resultado, portanto, da nossa investigação é que não encontramos nenhum vestígio de um princípio - nenhuma perspectiva de um fim."  Posto isto fui á procura do contexto e dos factores que o levaram a concluir isto e o produto foi o seguinte: 

James Hutton, defendia em contrapartida a todos os geólogos que anteriormente tinham “tentado” datar a terra que o tempo geológico era profundo, muito superior ao que a humanidade era capaz de compreender. Essa idéia está bem expressa nesta afirmação de 1788:

" Se a sucessão de mundos está determinada no sistema da natureza, é vão buscar algo superior na origem da Terra. O resultado, portanto, da nossa investigação é que não encontramos nenhum vestígio de um princípio - nenhuma perspectiva de um fim."

 

  A constante alteração da disposição e das sequencias de estratos levou a que hutton concluísse que a Terra é muito mais antiga do que sempre se pensou pelo que já sofreu imensas alterações não sendo possível visualizar sinais de um inicio nem de um fim, visto que todos os dias o nosso planeta sofre alterações, se constrói e se destrói sem que nós nos demos conta.

 

A segunda tarefa era definir datação absoluta, o que é e como se realiza, pegando no meu conhecimento geral do assunto e em alguma informação disponivel na internet formulei esta resposta:

  A datação absoluta consiste na determinação da idade em milhões de anos (M.a.) ou noutra unidade temporal, tomando como referência o tempo presente. Baseia-se na desintegração radioactiva de determinados elementos químicos instáveis (radioactivos).

  Os isótopos radioactivos naturais correspondem a átomos instáveis (isótopos-pai), em que o núcleo se desintegra espontaneamente dando origem a isótopos-filhos correspondendo a novos átomos mais estáveis e libertando radiação. Esta desintegração é diferente para os vários tipos de isótopos, sabendo o tempo que cada semivida demora temos a informação da idade aproximada da rocha ( tempo de semivida, meia-vida ou semi-transformação, corresponde ao período de tempo necessário a que metade dos átomos de um dado elemento químico presente numa amostra decaiam radioactivamente).

 

 

09/03/2012

 

  Hoje iniciamos um novo projecto nesta disciplina, foi-nos proposto pela professora elaborar uma maquete onde pudessemos retratar diferentes estratos, com deformações, e com uma reprersentação paisagistica na superficie, tal como acontece realmente. Vai certamente ser uma experiencia interessante e vou-vos por a par de todos os avanços através desta pagina!

 

20/03/2012

 

  Hoje foi um dia bastante feliz para a nossa escola, e para mim em especial, pois no âmbito do projecto "Parlamento dos Jovens" a nossa escola foi uma das eleitas para representar a capital portuguesa, na reunião nacional que se realizará em maio na Assembleia da República. Eu serei o 1º deputado, tendo como 2º o meu colega Tomás Ribeiro e como suplente a minha colega Joana Pires, sendo para todos um enorme orgulho poder escrever esta página na historia da escola, visto que em mais de 10 anos de participação, esta é a primeira ocasião em que chegamos tão longe neste projecto! Desde já um enorme agradecimento ao IPDJ onde decorreu a reunião hoje e á nossa directora de turma que apoia este projecto desde o inicio: esta vitória é dela, porque se não fosse pelas suas mãos, hoje não tinhamos chegado aqui. Parabéns.

 

04/05/2012

 

Hoje fizemos a introdução de num novo tema, " A terra antes do aparecimento do homem. Paleoclimas e dinâmica litosferica." 

Iniciamos um novo trabalho de grupos para desenvolver e apresentar nas proximas semanas. Espero que corra pelo melhor, e que façamos um bom trabalho!